Esta expressão adotada pela igreja para designar um grupo de principiantes na vida cristã que se reúne para estudar a palavra de Deus com vista à pública profissão de Fé. Catecúmeno quer dizer noviço, pois qualifica a pessoa iniciante no conhecimento da fé cristã. É alguém que está começando a instruir-se nos ensinamentos e princípios bíblicos com o fim de preparar-se para fazer a sua pública profissão de fé cristã. É alguém que está começando a instruir-se nos ensinamentos e princípios bíblicos com o fim de preparar-se para fazer a sua pública profissão de fé e tornar-se membro comungante da Igreja.  
     Esta classe dá aos alunos instruções básicas sobre a Bíblia, as doutrinas e a vida cristã, ajudando-os assim, a compreender o sentido do passo que vão dar, e se equiparem para melhor servirem a igreja.

A Profissão de fé
     É um ato de obediência à vontade expressa do Senhor Jesus aos seus seguidores. Por meio deste ato, os que aceitam a mensagem salvadora proclamam e reconhecem publicamente a pessoa de Jesus Cristo como Salvador, Senhor e mestre. Mt 10:32-33.
    Esta confissão não é apenas um ato formal, que se realiza durante a cerimônia de um culto público. Confessar a Cristo como salvador é dever solene e reconhecido de todos os seus verdadeiros discípulos, onde quer que estejam e perante todos aqueles com quem se relacionam.
 
Profissão de Fé e Privilégios
Por meio da Profissão de fé, o candidato passa a desfrutar todos os direitos e privilégios da Igreja, tais como a participação na Santa Ceia, o Batismo dos filhos, a ocupação de cargos eletivos na igreja etc. Passa formalmente a categoria de membro comungante da Igreja do Senhor Jesus.       
 
Batismo, Profissão de Fé e Salvação
O único caminho de salvação do pecador é o que nos aponta o apóstolo Paulo, nas seguintes palavras: “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.9).