Não há muitas informações, mas segundo a fonte, “Acervo Curitiba História” e “História concisa dos bairros de Curitiba”, no século 17 já havia registros de uma localidade chamada “CAHAJURÚ”, expressão que vem do tupi-guarani, que quer dizer “Boca da Mata” ou “Entrada da Mata”. Já na década de 1840 aparecem registros de inúmeras compras e transferências de terrenos na chamada Restinga do Cajuru.
A marca do bairro se dividi em 2 aspectos principais, que são: as oficinas dos trens da Rede Ferroviária Curitiba-Paranaguá, em conjunto com a implantação da Vila Oficinas destinada aos moradores que concertavam os trens, e o primeiro Hospital Universitário do Cajuru, inaugurado em 1958. Com uma população estimada em 96.200 habitantes segundo os últimos dados colhidos em 31 de março de 2024.
Temos uma Igreja Tradicional com mais de um século e meio, em terras brasileiras, temos um bairro com séculos de história, e a pergunta que fica é a seguinte: porque ainda não tínhamos uma IPB no bairro Cajuru? Seria porventura uma falha do nosso Deus? De forma alguma, uma dúvida dessa é prontamente desfeita, pois não há argumentos sejam eles, terrenos, científicos, pedagógicos ou culturais ou espirituais que desfaçam o perfeito governo de Deus, pois Ele nunca falhou, não falha e nunca falhará.
Seria então uma falha da Igreja Presbiteriana do Brasil? Seria mesmo uma falha de uma instituição que tem desbravado lugares longínquos em nossa nação levando a Palavra de Deus? E uma Igreja que se dedica ao Ide do Senhor?
Uma Igreja que investe na capacitação de ser humano com diversas instituições de ensino teológico espalhados pelo Brasil todo? Uma Igreja que investe em hospitais para melhoria do atendimento ao ser humano em seus piores momentos? Não de forma alguma.
O que está acontecendo neste exato momento, é o tempo de Deus, tempo de boas-novas para a população desse numero bairro, tempo que o Senhor escolheu e que se chama “Hoje” para o crescimento de novas vidas espirituais, tempo que se chama HOJE para proclamarmos o evangelho do Senhor Jesus Cristo, tempo que se chama HOJE para entendermos a graça de Deus, para desejarmos a sua Salvação tempo em que somos chamados por sua graça irresistível e a reconhecer sua Soberania e seu governo celestial e nos entregarmos ao seu perfeito amor.
Bairro Cajuru, nós declaramos, seja abençoado em nome de Jesus, que a IPB cresça neste lugar e faça resplandecer como o sol do meio-dia para a Glória de Deus.